FAQ´S

ONDE DEVO COLOCAR A MINHA KOKEDAMA

Cada planta tem necessidades diferentes e especiais, trabalhamos com plantas de interior e com plantas de exterior em sombra parcial. As plantas de interior precisam de luz indirecta, ou seja, evitar colocar a planta em contacto com o sol directo, pois poderá queimar as folhas.

No que diz respeito aos requisitos de luz, humidade e temperatura, a KOKEDAMA têm as mesmas necessidades de um vaso convencional de plantas. Verifique as nossas dicas de manutenção para cada planta no nosso site.

 

PODEREI COLOCAR A MINHA KOKEDAMA EM TERRA PARA CONTINUAR A CRESCER?

Sim poderá fazê-lo, se quiser colocar a KOKEDAMA em terra deverá fazer um corte na bola de musgo para poder libertar as raízes e em seguida plantar no local escolhido e apropriado.

Não esquecendo quais as necessidades da planta ao nível de luz.

 

QUAL É O TEMPO DE VIDA DA MINHA KOKEDAMA?

Desde que se reúnam todas as condições para o bom desenvolvimento da planta, a KOKEDAMA irá viver por muitos anos. Não esquecer, não colocar a planta com sol direto, protegendo do vento e das geadas e sim colocando-a num local iluminado e cumprindo o espaçamento de regas.

A técnica KOKEDAMA não altera o seu processo de vida, apenas fica limitado o seu crescimento.

A maioria das plantas que oferecemos pode viver por muito tempo quando estiverem reunidas as condições de crescimento.

Lembre-se, deverá sempre fertilizar a sua planta em todas as estações.

 

QUANDO DEVO REGAR A MINHA KOKEDAMA? … E COMO?

Não espaçamento exato entre dias de regas depende do tipo de planta e do ambiente onde a KOKEDAMA se encontre.
O processo de rega é feito quando pegamos na KOKEDAMA e a sentimos leve, se bem que o musgo se pode apresentar seco o interior pode estar húmido. Lembre-se, o peso da sua KOKEDAMA que irá guiá-lo na perceção de necessidade de rega.

Normalmente no Inverno, as plantas estão em períodos de descanso e o próprio ambiente exigem menos consumo de água. No Verão, aumenta a frequência de rega.

Para regar a KOKEDAMA tem que mergulhar bola de musgo completamente num balde de água. É muito importante que a água cubra totalmente a bola musgo. Ao submergir a KOKEDAMA, começa a borbulhar e quando deixa de borbulhar, isso significa que a planta absorveu toda a água de que necessita. Retiramos a KOKEDAMA da água e deixamos escorrer o excesso de água, sem torcer ou espremer. Quando parar de pingar, colocamos a KOKEDAMA na base que escolhemos.

 

PORQUE A MINHA KOKEDAMA NÃO BORBULHA QUANDO A REGO?

Apenas por dois fatores:

Porque a KOKEDAMA não está completamente submersa, é fundamental cobrir a bola totalmente de água ou porque a KOKEDAMA está completamente irrigada e não necessita de mais rega.

 

AS RAIZES PODEM SAIR DA KOKEDAMA?

É raro que as raízes possam sair da KOKEDAMA mas se acontecer deve-se ao facto de um rápido desenvolvimento da planta. Se este caso se verificar pode entrar em contacto.

 

A MINHA KOKEDAMA PRECISA DE MANUTENÇÃO?

Manter uma KOKEDAMA consiste na reposição de nutrientes essenciais e substratos para plantas bem como o estado do musgo.
Percebemos que a KOKEDAMA necessita de manutenção quando verificamos que os fios que a sustentam começam a ficar soltos. Se este caso se verificar pode entrar em contacto.

 

O AR CONDICIONADO OU AQUECIMENTO PODE AFECTAR A MINHA KOKEDAMA?

Ar condicionado, aquecimento central ou ar seco, podem desidratar mais rápido a KOKEDAMA. Para evitar isso, recomendamos pulverize com água as folhas e o musgo. Também é aconselhável manter perto de uma área bem ventilada.

 

Esperamos que este documento seja útil para si e que a sua KOKEDAMA possa crescer, para que assim a possa contemplar por muito tempo.

Qualquer outra questão não hesitem em contactar.